Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Peperomia mandioccana Miq. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-04-2012

Criterio:

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie de extensão geográfica ampla com EOO de 295.838,824 km², ocorrendo em diferentes fitofisionomias. A espécie é registrada em seis unidades de conservação distribuídas nas diferentes unidades federativas onde ocorre. Embora algum tipo de pressão desfavorável possa estaratuando em algumas localidades a extensão de sua área de ocorrência qualifica aespécie como menos preocupante LC.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Peperomia mandioccana Miq.;

Família: Piperaceae

Sinônimos:

  • > Peperomia campinasana var. suboppositifolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Dias (2009) amostrou as comunidades de epífitas em 529 forófitos no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e verificou que P. mandioccana apresenta baixa frequência, tendo sido encontrada em apenas um forófito (0,18%).

Distribuição

​A espécie ocorre nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (Guimarães et al. 2012).

Ações de conservação

4.4.2 Establishment
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre nos Parques Nacionais da Tijuca, da Serra dos Órgãos e do Itatiaia (Monteiro; Guimarães, 2008).

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: ​A espécie é considerada Em Perigo (EN), segundoa lista das espécies da Flora ameaçadas de extinção no estado de São Paulo (SMA,2004), e rara, de acordo com a Lista Vermelha de espécies ameaçadas de extinçãono estado do Paraná (SEMA, 1995).

Referências

- GUIMARÃES, E. F.; CARVALHO-SILVA, M.; MONTEIRO, D.; MEDEIROS, E. S. Peperomia mandioccana in Peperomia (Piperaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB012671>.

- ALINE DOS SANTOS DIAS. Ecologia de epífitas vasculares em uma área de mata atlântica do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis, RJ. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro - RJ: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2009.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- MONTEIRO, D. GUIMARÃES, E. F. FLORA DO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA ? BRASIL: PEPEROMIA (PIPERACEAE), Rodriguésia, v.59, p.161-195, 2008.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Peperomia mandioccana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Peperomia mandioccana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/04/2012 - 14:10:50